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2013-02-22

Cristina Grandjean

Proteína engorda? Qual a quantidade recomendada? E a Whey Protein, como consumir?

Nutricionista do Spa Fazenda Igaratá
Nutricionista do Spa Fazenda Igaratá

O uso de proteína: engorda, emagrece ou só ganha massa muscular? 

 

Muitas vezes incluímos determinados alimentos na nossa dieta só por que já ouvimos falar que trazem benefícios, mas cuidado! Quando falamos especificamente sobre proteínas o cuidado deve ser ainda redobrado, pois elas têm a função tanto de emagrecer quando engordar. O que muitos não sabem é que se ingerir mais proteína do que o recomendado pode ter o efeito contrário e virar gordura, principalmente se exagerar nos alimentos ricos em proteínas.

 

Quantidade moderada de proteína de boa qualidade pode ajudar muito no processo de emagrecimento, mas cuidado com as quantidades, um bife de aproximadamente 100g no jantar pode numa boa. Segundo estudos a dose de proteína que devemos ingerir diariamente varia de 0,8 a 1,2 grama por quilo de peso. Por exemplo, se você pesa 60 quilos pode ingerir de 48 a 72 gramas por dia. Mas tome muito cuidado e nunca  pense que dobrar a proteína depois da musculação dá mais força aos músculos. O importante é tentar manter a quantidade indicada ao longo do dia.

 

É muito comum também ouvir que as barrinhas de proteínas emagrecem, ou fazer aquela dieta apenas com proteínas também. Por exemplo, estudos comprovam que a barra de proteína só pode ser consumida por quem mantém uma rotina de atividades físicas e como complemento alimentar, nunca substituto. Além de dar uma forcinha no crescimento da massa muscular, ela também pode enganar a gula, substituindo as barras de chocolate. Enquanto 25 g de chocolate ao leite têm, em média, 132 calorias e 4 g de gordura saturada, a mesma quantidade de uma barra de proteína convencional têm 99 calorias e 1,6 g de gordura.

 

Por isso é importantíssimo consultar um nutricionista antes de começar a consumir a proteína, seja na forma de alimentos, barra e principalmente quando falamos especificamente sobre o Whey Protein, pois ele tem tanto a função de engordar como auxiliar no emagrecimento, sendo que seu principal efeito seria o ganho de massa magra. Enfim, se você mantiver um equilíbrio e não cometer excessos, a Whey Protein como um complemento e não o fator principal, vai ajudar a melhorar seus ganhos de massa magra e consequentemente emagrecer.

 

 


 

 



Fonte: http://www.spaigarata.com.br



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