Artigos ver todos

2013-02-22

Dr. Wellington Pinheiro

Você sabia que existem alguns alimentos considerados

Especializado em nutrição esportiva
Especializado em nutrição esportiva


Alimentos ruins

 

 

Nos dias de hoje, a praticidade mudou a maneira de se alimentar, muitas pessoas precisam adequar em sua vida alimentos práticos e nutritivos, mais em algumas circunstâncias, o que deveria ser saudável acaba se tornando um agressor para nossa saúde. Dentre os alimentos utilizados em grande escala e que vem conquistando muitos brasileiros, os embutidos se sobressaem, principalmente os de peru, está sendo criada uma imagem de super alimentos, menos gorduras em sua composição, esses alimentos acabam caindo na graça dos brasileiros.

 

Embutidos como salsicha, salame, presunto e mortadela são outras armadilhas para nossa saúde, sendo um dos maiores vilões. Como são produzidos com carnes vermelhas, geralmente muito gordas, ainda levam em sua fórmula aditivos químicos chamados nitratos, que, no estômago, podem se transformar em nitritos. Estes, por sua vez, se convertem em nitrosaminas, um verdadeiro agente cancerígenos, perigoso e para o estômago e esôfago. Mesmo as carnes brancas perdem suas vantagens nutricionais quando transformadas em embutidos, como recebem os tais nitritos e são defumadas, também se tornam nocivas.

 

O nitrito é utilizando muito pelas indústrias pelo seu efeito, sendo um agente antimicrobiano que retarda o aparecimento de esporos e a formação de neurotoxinas (que são mortais) do Clostridium botulinum nos alimentos industrializados. Outro grande vilão é o sódio que está presente em grandes quantidades nos embutidos, isso para dieta principalmente para as pessoas com hipertensão ou mesmo no emagrecimento pode acabar prejudicando, um alimento que contém em grande quantidade de sódio é o peito de peru, podendo chegar a 400mg em três fatias, o que seria muito ruim, podendo elevar a pressão arterial e provocar o inchaço.

 

Existem também os alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos. Dentre os agentes os nitritos e nitratos usados para conservar alguns tipos de alimentos, como picles, salsichas e outros embutidos e alguns tipos de enlatados, esses agentes se transformam em nitrosaminas no estômago. As nitrosaminas, que têm ação carcinogênica são responsáveis pelos altos índices de câncer de estômago observados em populações que consomem alimentos com estas características de forma abundante e freqüente. Já os defumados e churrascos são impregnados pelo alcatrão proveniente da fumaça do carvão, o mesmo encontrado na fumaça do cigarro e que tem ação carcinogênica.

 

As bebidas também estão presentes na alimentação do brasileiro, o suco pronto vem suprindo as necessidades da grande população, mais será que esse alimento tem qualidade à altura de um suco 100% natural da fruta?

 

O suco néctar de frutas é a mistura de água e polpa de frutas com açúcar, além de poder conter ácido cítrico. Os néctares possuem uma porcentagem menor de fruta em sua composição, variando entre 20 e 30%. Além disso, os produtos nacionais ainda não trazem no rótulo o volume de açúcar, que pode variar de acordo com a fruta utilizada, a maioria acredita que está levando pra casa um produto mais natural e saudável quando muitas vezes o teor de açúcar pode comprometer sua dieta, uma forma de mascarar a utilização de carboidratos é a utilização de maltodextrina, um carboidrato de rápida absorção muito utilizado no meio esportivo pelo aumento da performance e podendo reduzir a fadiga causa pelo exercício, o maior problema seria ingerir esse tipo de açúcar quando não se faz nenhum tipo de exercício, isso acabaria promovendo o pico de insulina e aumentando o risco do aumento da gordura abdominal, outros agentes nocivos são os aditivos químicos de determinadas bebidas prontas que é tão grande quanto o de refrigerante.

 

 

 

 

Não muito distante outro alimento que chama atenção são os sucos em pó, muito utilizado pelo baixo custo e agora sem açúcar em sua formulação, cai na graça das pessoas com dieta para perda de peso. Muito rápido o preparo, seria uma vantagem para muitos, mais desvantagem em qualidade, muitos desses sucos, não tem nada da fruta, outros pouca quantidade de polpa da fruta em pó, o que acaba não sendo um alimento nutritivo, mais algumas empresas adicionam vitaminas e minerais em sua composição a fim de chamar atenção.

 

 

 

 

Com a retirada do açúcar, os adoçantes estão presentes na formulações dos sucos em pó, muitos desses agentes adicionados não fazem bem a saúde. Ainda não foi estabelecido um consenso quanto aos efeitos deletérios à saúde em longo prazo na utilização, indiscriminada ou não, de edulcorantes artificiais, como por exemplo, o acessulfame K, ciclamato de sódio, aspartame, sacarina sódica, que são utilizados principalmente na infância.

 

Outros aditivos alimentares são encontrados com freqüência em produtos                industrializados: Corantes; Aromatizantes; Conservantes. Antioxidantes; Estabilizantes; Acidulantes.

 

Mesmo tendo seu uso regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o corante artificial tartrazina comumente utilizado nos sucos em pó é potencialmente alergênico, podendo desencadear reações de asma, bronquite e urticárias, por exemplo. Na Noruega, a utilização desse corante não é regulamentada pela agência responsável. Já a Áustria e a Alemanha baniram a sua utilização.

 

Outra preocupação em relação a essas bebidas é a quantidade de sódio fornecida, contribuindo como fator de risco para o desenvolvimento de doença cardiovasculares e/ou hipertensão.

 

 

Margarina boa para o coração.

 

 

Muitos trocaram a manteiga utilizada principalmente no pão de cada dia por margarina com ação protetora do nosso coração, a substituição da gordura hidrogenada pela interesterificada na sua produção ajudou na retirada da gordura trans presente na gordura vegetal, mais recentemente, um estudo publicado na revista Nutrition &  Metabolism verificou que a gordura interesterificada aumentou a resistência insulínica (aumentando a taxa de glicose e/ou diminuindo a produção de insulina), condição esta precursora comum do Diabetes Mellitus e obesidade.

 

Nem tudo é perfeito na indústria de alimentos, se retira algo que faz mal e adiciona outro no lugar, resolve um problema e deixa outro no ar.

 

 

Sopa de pacote.

 

 

Muito prática e bastante utilizada nas dietas de emagrecimento estão às sopas de pacote com grande quantidade de sal podendo chegar a 720 mg de sódio em uma embalagem, além da alta quantidade de sal o alimento contém alguns carboidratos inimigos da dieta, com alto índice glicêmico, o carboidrato presente é absorvido muito rápido pelo nosso organismo, não auxiliando na saciedade e no emagrecimento, já o sódio presente seria o grande vilão do alimento por conta da retenção de líquido no corpo e sem falar dos riscos para as pessoas com hipertensão.

 

Biscoito salgado integral “bem famoso” como o lanchinho do bem, será mesmo? Com a farinha integral em sua composição esse alimento vem sendo utilizado no lugar dos lanches rápido, bem embalado e em doses pequenas pode ser levado com muita facilidade, feito principalmente para suprir a fome no decorrer do dia. Mais nem tudo é como deveria ser, os ingredientes presentes e os conservantes alimentares, não ajudam sua fama de bom. Gordura vegetal hidrogenada presente é obtida a partir de óleos vegetais refinados submetidos ao processo de hidrogenação (formação de gordura trans). Quando pensamos em alimentos integrais, automaticamente pensamos que são mais saudáveis.

 

A farinha de trigo integral que deveria estar em maior quantidade em sua composição fica atrás da farinha branca enriquecida que está em maior quantidade no alimento, não sendo muito bom para dieta. Açúcar - sacarose, é o açúcar invertido, está presente nos biscoitos integral, esse ingrediente refinado está na lista dos ingredientes do mau, pelo prejuízo a saúde. Sem falar do sal - cloreto de sódio, que vem em grande quantidade no pacotinho, longe de ser saudável esse alimento é consumido diariamente por varias pessoas, que acreditam estar fazendo a escolha certa.

 

As indústrias criam um mundo alimentar de acordo a necessidade do nosso povo, a busca pela praticidade vem aumentando cada vez mais o que torna difícil a ingestão de alimentos naturais, deixando o que realmente é benéfico para traz, poucos usa a alimentação tradicional aquela que é extraída de nossa natureza direto para nosso prato, longo dos agentes químicos prejudiciais.

 

A escolha está em nossa fome de conhecimento.



Fonte: www.nutriwel.com.br



2014-02-15

Sem pressa de ser feliz

...
2013-05-09

Dr João César Castro Soares

Anorexia - A Ditadura da Beleza...
2013-03-06

João César Castro Soares

Dieta dissociada: uma maneira objetiva e...
2013-02-22

Cristina Grandjean

Proteína engorda? Qual a quantidade rec...
2013-02-22

Istael Adolfo

Os benefícios que a pimenta traz. Ela r...


ENQUETE

Você é a favor do projeto de lei que libera a venda e produção no Brasil de remédios para emagrecer, incluindo os inibidores de apetite anfetamínicos anfepramona, femproporex e mazindol, que tinham sido retirados do mercado pela Anvisa em 2011.

Sim

Não

Acho que demorou

Não sei opinar

DIÁRIOS - CONHEÇA HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE CONSEGUIRAM O SEU OBJETIVO!!!

Os gêmeos da pesada
Juntos emagreceram mais de 100 quilos
No caminho certo
Emagrecendo com dieta e muito exercício

Copyright 2013 - Portal dos Gordinhos - Todos os direitos reservados


"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meremente informativo.
Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhemento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas