Artigos ver todos

2014-06-01

Dr João fala sobre o remédio que foi proibido pela Anvisa como inibidor de apetite, mas liberado para déficit de atenção

No último domingo. 01 de junho, o Jornal Diário de São Paulo divulgou uma entrevista com o endocrinologista João César Soares, que alertou sobre o uso de um remédio liberado pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária – para uso pediátrico, mas que contém a substância lisdexanfetamina, servindo assim também como inibidor de apetite. O problema é que este remédio é receitado para crianças de 6 a 12 anos para o tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

 

‘Não entendo o critério da Anvisa para proibir e liberar’

 

O endocrinologista e nutrólogo da Unifesp, considera uma incoerência da Anvisa proibir anfetamina como inibidor de apetite e liberar no uso pediátrico do controle do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Confira abaixo a entrevista:  

 

DIÁRIO_ Como foi que esse medicamento acabou sendo usado para emagrecer?

 

JOÃO CÉSAR SOARES_ Com a proibição das anfetaminas como inibidoras de apetite, as pessoas acabaram descobrindo que esse novo medicamento é muito similar aos que foram proibidos pela Anvisa. Sua fórmula molecular é exatamente a mesma classe química das anfetaminas.

 

 

Esses medicamentos têm efeitos colaterais?

 

Sim. Podem causar dependência, agitação, insônia, com o uso abusivo. Por isso tem de haver controle médico.

 

 

Como um remédio que pode causar tudo isso em adultos foi liberado para crianças?

 

É o que me pergunto. Qual o critério da Anvisa para retirar do mercado anfetamínicos importantes para tratamento de uma doença séria como a obesidade e liberar medicamento com a mesma fórmula molecular para uso pediátrico?  Quase metade da população brasileira tem sobrepeso. Muitos não conseguem perder peso com o tratamento convencional, só com medicamentos.

 

A matéria completa pode ser conferida no link: http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/68218/pacientes-e-mdicos-buscam-remdio-proibido

 



Fonte:



2014-02-15

Sem pressa de ser feliz

...
2013-05-09

Dr João César Castro Soares

Anorexia - A Ditadura da Beleza...
2013-03-06

João César Castro Soares

Dieta dissociada: uma maneira objetiva e...
2013-02-22

Cristina Grandjean

Proteína engorda? Qual a quantidade rec...
2013-02-22

Dr. Wellington Pinheiro

Você sabia que existem alguns alimentos...
2013-02-22

Istael Adolfo

Os benefícios que a pimenta traz. Ela r...


ENQUETE

Você é a favor do projeto de lei que libera a venda e produção no Brasil de remédios para emagrecer, incluindo os inibidores de apetite anfetamínicos anfepramona, femproporex e mazindol, que tinham sido retirados do mercado pela Anvisa em 2011.

Sim

Não

Acho que demorou

Não sei opinar

DIÁRIOS - CONHEÇA HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE CONSEGUIRAM O SEU OBJETIVO!!!

Os gêmeos da pesada
Juntos emagreceram mais de 100 quilos
No caminho certo
Emagrecendo com dieta e muito exercício

Copyright 2013 - Portal dos Gordinhos - Todos os direitos reservados


"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meremente informativo.
Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhemento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas