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2014-01-14

Deixe o carro em casa para ir ao trabalho

dicas de como introduzir a população à prática de atividades físicas prazerosas, sem cara de esporte
dicas de como introduzir a população à prática de atividades físicas prazerosas, sem cara de esporte

 

 


Deixar o carro em casa e ir ao trabalho é um bom começo para sair do sedentarismo?

Com certeza, mas não apenas para ir ao trabalho. Procure deixar o carro em casa para ir a pé naquela padaria que está algumas quadras de distância da sua casa, ou aquele mercadinho, farmácia, enfim, tudo que puder fazer a pé melhor.

 

 

Como deve ser feita para ser considerada, além de uma atividade física, algo que dê prazer?

O principal é achar uma atividade física que goste. Pilates, hidroginástica, natação, yoga, alongamento, caminhada, qualquer atividade é essencial para sair do sedentarismo.

 

 

 

Como deve ser o vestuário e o tênis para essa prática?

Procure usar roupas leves e tênis com amortecedor para não prejudicar o joelho.

 

 

 

Para valer como atividade, por quanto tempo deve praticar e quantos dias por semana?

Qualquer atividade física já começa a valer a partir do momento que você começa. O idela é fazer no mínimo três vezes por semana e, a partir da oitava semana, já é possível notar os resultados.

 

 

 

Quais cuidados tomar? (ex. alimentação, ingestão de água, alongamento).

Nunca começar nenhuma atividade física em jejum, coma pelo menos uma barra de cereal, uma fruta ou até mesmo uma vitamina. Se você malha sem ter se alimentado e, portanto, sem energia, o organismo tentará suprir a carência energética destruindo suas próprias reservas e, a primeira ação é mobilizar do fígado as reservas de carboidratos.

A ingestão de bastante líquido também é fundamental. Durante os exercícios físicos, ocorrem perdas significativas de líquidos e minerais, tornando a ingestão de água fundamental para que não ocorra a falta de hidratação e perda considerável no desempenho físico.

 

 E não esqueça de fazer alongamento antes de depois de começar a atividade. O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

 

 

 

Como evoluir essa atividade para se conquistar mais saúde?

Através da frequência (vezes por semana) que essa atividade é feita.

 

 

 

Quais resultados podem ser esperados?

O exercício físico ajuda a esquecer pequenas frustrações diárias, reduz a tensão muscular e estimula a produção de endorfinas. Mas talvez a maior razão de nos sentirmos tão bem quando o coração bate mais rapidamente e bombeia sangue por todo o corpo é que isso ativa o cérebro e seus intrincados circuitos. E acima de tudo, ajuda na perda de peso.

 

 

 

Quanto uma hora de atividade pode queimar?

Depende muito da atividade física, e principalmente levar em conta outros fatores como idade, peso corporal, estrutura e nível de condicionamento. Em média uma caminhada queima aproximadamente 5 kcal/min, enquanto a corrida 15 kcal/min.

 



Fonte: Carla Helena – Educadora física do Spa Igaratá



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