Fitness ver todos

2013-03-13

A importância de fazer alongamento

Não necessariamente apenas antes e depois das atividades físicas, mas uma vez por dia também é ideal

Todos devem fazer no mínimo 15 minutos de alongamento por dia
Todos devem fazer no mínimo 15 minutos de alongamento por dia

Todos nós já ouvimos falar que é importantíssimo alongar antes e depois das atividades físicas, mas para quem não pratica nenhuma atividade? O ideal é que TODOS façam pelo menos 15 minutos de alongamento por dia, pois ele ajuda a eliminar dores, muitas vezes causadas por postura errada ou movimentos repetitivos.

 

No começo, principalmente se você é sedentário, alongar não é fácil, pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis e gostosos.

 

Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.

 

 

A fisioterapeuta Claudia Lucas listou alguns benefícios do alongamento:

  Redução de tensões musculares;

  Relaxamento;

  Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;

  Aumento do arco de maleabilidade;

  Prevenção de lesões;

  Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;

  Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;

  Ativa a circulação;

  Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;

  Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.



Fonte:



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