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2013-02-22

Suplementação Alimentar X Atividade Física

O assunto é delicado e exige atenção!

Nunca tome suplementação sem a supervisão de um médico
Nunca tome suplementação sem a supervisão de um médico

A suplementação alimentar significa acrescentar, adicionar ou completar. Em geral as pessoas não sabem que as matérias primas dos suplementos são as mesmas presentes na alimentação normal. Por isso é importantíssimo buscar um profissional antes de começar a tomar suplementos por conta própria. Quer emagrecer? Ganhar massa? Enfim, independente do seu objetivo é sempre aconselhável ter a supervisão de um nutricionista e um personal trainer.

 

A prática esportiva envolve diversas reações metabólicas que são necessárias para gerar energia para a realização do exercício e essa energia precisa ser restituída. Por isso, a alimentação adequada pode potencializar o desempenho durante o treinamento, modificar os componentes da composição corporal (massa muscular e gordura) e ainda contribuir para a manutenção da saúde.

 

De um modo geral, as vitaminas e minerais presentes em dietas balanceadas e diversificadas em alimentos, são suficientes paras as necessidades do esportista. Mas o estresse do exercício pode aumentar a necessidade desses nutrientes devido à sua maior utilização ou perda durante a prática esportiva. A Diretriz Brasileira de Medicina do Esporte recomenda que  especificamente atletas em treinamento intenso devem se atentar ao consumo de vitamina C (proporciona melhor resposta imunológica e antioxidante) e E (aprimora ação antioxidante). Além disso, é sugerida atenção especial para a ingestão de alimentos que contêm zinco (benefício ao processo respiratório celular), cálcio (formação e manutenção do tecido ósseo) e ferro (formação de hemoglobinas).


“Antes de falarmos em suplementos, devemos saber se os mesmos são realmente necessários. Um nutricionista pode avaliar se a alimentação diária está balanceada, saudável e suficiente para suprir às demandas energéticas atuais. Além disso, ele organizará suas refeições e lanchinhos ao longo do dia, especialmente após o treino”, explica o personal trainer Leandro Delazaro.

 

Enfim, há diversas variáveis em relação a alimentação, suplementação e musculação. Por isso, antes de fazer uma auto medicação, procure um nutricionista e um personal trainer que poderão orienta-lo para atingir os resultados que busca.



Fonte:



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