Alimentação ver todos

2013-10-02

Saiba mais sobre a Dieta Dissociada

Emagrecer com saúde comendo de tudo

O princípio da separação dos grupos de alimentos, especialmente carboidratos e proteínas, representa uma ação simples e eficaz na perda de peso. Ao considerar a variedade de opções dos brasileiros, o endocrinologista João César Castro Soares mostra como emagrecer até 10% do peso corporal em um mês, comendo bem e preservando a saúde.

 

A fartura de alimentos cultivados no Brasil já garantiria à população uma boa dieta alimentar. Os maus hábitos, entretanto, comprometem a saúde e provocam vários males, entre eles, a obesidade. Um desses costumes poderia ser facilmente resolvido com uma atitude simples: não misturar, no mesmo prato, carboidratos e proteínas. No livro “Dieta dissociada – Emagrecer com saúde comendo de tudo”, o endocrinologista João Cesar Castro Soares mostra como organizar a alimentação usufruindo da variedade. Em outras palavras: como comer bem e ainda perder peso. Sem promessas milagrosas, ele trata de forma clara dos principais questionamentos sobre as dietas e também apresenta receitas fáceis de preparar.

 

“Os preceitos da dissociação já são reconhecidos por quem faz dieta. Quem aprende a aproveitar a variedade do cardápio brasileiro, coordenando e balanceando as refeições, dá um grande passo para atingir o peso ideal”, explica o médico. As pessoas, por exemplo, sabem que o consumo de carboidratos é péssimo à noite. Segundo Soares, esse é o momento de conhecer o valor nutritivo dos alimentos e buscar alternativas entre tantas opções.

 

O endocrinologista acompanhou inúmeros casos bem sucedidos de emagrecimento por meio da alimentação dissociada no Spa Fazenda Igaratá, onde atua. “Os pacientes comem até 20% a mais numa dieta equilibrada, de baixa caloria e, ainda assim, conseguem eliminar o peso excedente”, conta. O resultado, segundo Soares, é uma resposta do organismo à dedicação em selecionar os componentes de cada refeição e organizar de forma que os valores nutricionais facilitem a digestão.

 

Para o endocrinologista, o principal desafio é convencer quem necessita perder peso a se dedicar ao preparo da refeição. “É preciso mudar a cultura do sistema self service, da mistura que prejudica o aproveitamento dos alimentos e reflete no mau funcionamento do aparelho digestivo, causando a obesidade”, afirma a Dr. Soares.

 

A falta de informação mínima sobre as propriedades de cada alimento, segundo o autor, impede a boa administração das refeições. “Saber que o açúcar é um dos vilões das dietas, pois libera a insulina que bloqueia a lipase impedindo a queima de gordura, já ajudaria a conscientizar a população sobre o erro do consumo exagerado”, afirma. Outro dado importante é em relação ao estresse — que muitos ignoram. “Sob forte pressão, liberamos mais cortisol, hormônio que provoca o acumulo de gordura.”

 

O livro contempla ainda aspectos importantes sobre as dietas. O autor responde perguntas como: “Ingerir líquido durante a refeição engorda?”; “Jejum emagrece?”; “Qual a relação entre o aumento de peso e a diminuição do consumo do cigarro?”. Ele também oferece dicas sobre o valor calórico dos alimentos, quanto se perde de peso ao executar algumas tarefas e atividades físicas e até um glossário com os termos mais comuns no processo de dieta.

 

Receitas para uma dieta equilibrada, que fazem parte cardápio do Spa Fazenda Igaratá, complementam a obra. O leitor aprenderá a elaborar pratos diferenciados usando apenas carboidratos ou proteínas, além de sobremesas e acompanhamentos.

 

Sobre o autor

João César Castro Soares – Médico com formação e especialização em Endocrinologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. É também endocrinologista e nutrólogo do Spa Fazenda Igaratá. Tem longa experiência clínica em hospitais e consultórios (de mais de 25 anos), com ênfase em tireoide, diabetes e obesidade. 



Fonte:



2014-09-10

Obesidade infantil

Fatores que podem contribuir para o aume...
2014-02-14

Eliminar até 10kg em um mês

Conheça a Dieta Dissociada ...
2014-01-14

Bebidas que alimentam

...
2013-10-29

Alimentos X TPM

Existem alimentos que devem ser evitados...
2013-08-05

Ver a dieta pelo lado positivo tor

Trocas inteligentes deixam a reeducaçã...
2013-06-18

Identifique os estímulos que te f

Diferenciar a fome e a vontade de comer ...
2013-05-29

De quem é a responsabilidade pela

Métodos milagrosos nem sempre garantem ...
2013-05-09

Você sabe comer bem mesmo com pre

Rotina agitada pode atrapalhar quem busc...
2013-03-27

Mitos e verdades do chocolate

Com a Páscoa chegando, fique atento a e...
2013-02-22

Dieta Dissociada

A fórmula, que separa carboidratos de p...


ENQUETE

Você é a favor do projeto de lei que libera a venda e produção no Brasil de remédios para emagrecer, incluindo os inibidores de apetite anfetamínicos anfepramona, femproporex e mazindol, que tinham sido retirados do mercado pela Anvisa em 2011.

Sim

Não

Acho que demorou

Não sei opinar

DIÁRIOS - CONHEÇA HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE CONSEGUIRAM O SEU OBJETIVO!!!

Os gêmeos da pesada
Juntos emagreceram mais de 100 quilos
No caminho certo
Emagrecendo com dieta e muito exercício

Copyright 2013 - Portal dos Gordinhos - Todos os direitos reservados


"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meremente informativo.
Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhemento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas