Seu direito ver todos

2013-02-25

Governo revê idade mínima para cirurgia bariátrica

Devido ao aumento da obesidade mórbida, Ministério da Saúde reduz autorização para jovens de 16 anos


Os números são alarmantes. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF)  realizada em 2009 verificou que entre os 10 e os 19 anos, 21,7% dos brasileiros apresentam excesso de peso. O mais preocupante é que em 1970 esse índice estava em 3,7%. Por isso, para marcar o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, o Ministério da Saúde reduziu a idade mínima para as pessoas que precisam de uma cirurgia bariátrica.

 

Essa medida foi anunciada em outubro de 2012 e, segundo o ministro Alexandre Padilha, a nova regra já começaria a valer em janeiro. Entretanto, até o fechamento desta matéria, não conseguimos entrevistar nenhum jovem abaixo de 16 anos que já fez ou esteja com a cirurgia agendada. Apesar da medida, permanece a orientação de utilizar a cirurgia bariátrica, no Sistema Único de Saúde (SUS), como último recurso para perda de peso.

 

Antes de fazer a cirurgia, o paciente entre 16 e 65 anos deve passar por avaliação clínica e cirúrgica e ter acompanhamento com equipe multidisciplinar durante dois anos. Nesse período, o paciente é submetido a uma dieta e, se os resultados não forem positivos em relação a esse e outros métodos convencionais, a cirurgia é recomendada. O Ministério quer também que os pacientes façam uma bateria de exames preventivos e que sejam atendidos por equipe com psicólogo e outros profissionais, além do médico. Outra proposta é reajustar o valor repassado por cirurgia, o que ainda depende de acerto com governos estaduais e municipais.

 

 

 



Fonte:



2014-10-15

Você sabia que tem direito à sa

Ela é um dever do Estado por que é fin...
2014-09-08

Cartilha dos Pacientes

Lutando pelos direitos do Pacientes...
2014-04-23

Remédio gratuito: você tem este

Programas federal, estadual e municipal ...
2014-02-15

Prevenção ao Câncer de Mama

Vamos dizer NÃO a restrinção de idade...
2013-10-02

SUS - Sistema Único de Saúde

Conheça seus direitos ...
2013-08-15

Acesso à saúde

É um direito do cidadão e deve ser exi...
2013-03-18

Aumenta o tempo de espera por Redu

Com isso, a agonia de muitas pessoas ain...


ENQUETE

Você é a favor do projeto de lei que libera a venda e produção no Brasil de remédios para emagrecer, incluindo os inibidores de apetite anfetamínicos anfepramona, femproporex e mazindol, que tinham sido retirados do mercado pela Anvisa em 2011.

Sim

Não

Acho que demorou

Não sei opinar

DIÁRIOS - CONHEÇA HISTÓRIAS DE PESSOAS QUE CONSEGUIRAM O SEU OBJETIVO!!!

Os gêmeos da pesada
Juntos emagreceram mais de 100 quilos
No caminho certo
Emagrecendo com dieta e muito exercício

Copyright 2013 - Portal dos Gordinhos - Todos os direitos reservados


"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meremente informativo.
Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhemento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas