Saúde ver todos

2013-03-08

Efeito ioiô

O famoso "engorda, emagrece, engorda" não faz bem à saúde, por isso saiba como evitar.

Para a obesidade se desenvolver, são necessários dois fatores: a genética e o estilo de vida.
Para a obesidade se desenvolver, são necessários dois fatores: a genética e o estilo de vida.

 

O endocrinologista Dr João César Castro Soares, falou com exclusividade para o Portal dos Gordinhos, onde deu diversas dicas de como emagrecer, evitar o efeito ioiô, além dos problemas das dietas muito restritivas. Vale a pena conferir essa entrevista!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.              Por que o efeito ioiô acontece?

 

O efeito “ioiô” ou “sanfona”, como muitos também conhecem, geralmente acontece quando a pessoa perde muito peso em pouco espaço de tempo. Quando você engorda, emagrece, engorda, emagrece... Sofre as conseqüências não apenas com estrias e celulites, como problemas sérios para o organismo.

 

 

2.              Ele pode ser resultado de dietas muito restritivas?

 

 

Com certeza! Para que isso não aconteça é importante aderir a uma dieta gradual e progressiva, nunca àquelas que prometem emagrecer muitos quilos de uma vez. O organismo deve se "acostumar" com as reduções de alimentos. A prática de atividade física regular também é uma grande aliada.

 

 

 

3.              Na dieta, a mulher faz uso de alimentos que aceleram seu metabolismo. Quando terminar a dieta, passando a ter uma alimentação normal (leia-se, regrada, sem abusos), se ela deixar de lado esses alimentos, tem mais chance de engordar?

 

Depende de cada organismo, mas se a mulher continuar com uma alimentação regrada e praticando atividade física, é pouco provável que volte a engordar.

 

 

4.              O efeito ioiô incide sobre um perfil específico de pessoa?  Existem pessoas mais suscetíveis a ele?

 

Muitas vezes sim. Para a obesidade se desenvolver, são necessários dois fatores: a genética e o estilo de vida.

Evitar alimentos industrializados contribui para o equilíbrio do organismo, bem como introduzir frutas na alimentação, que deve ser realizada de três em três ou de quatro em quatro horas.

 

 

5.              Pessoas que são “comedores compulsivos”, que não deixam sobrar comida no prato, são boas vítimas do efeito ioiô?

 

Sem dúvida. É necessário comer apenas aquilo que agüenta e não comer apenas para não deixar no prato, isso é um perigo que pode sim fazer com que a pessoa volte a engordar. Por isso, para “comedores compulsivos” eu aconselho: evite restaurante com sistema de rodízio!

 

 

6.              Quem come para compensar emoções, como o stress ou a solidão, tem mais probabilidade de voltar a engordar do que pessoas que comem em ocasiões especiais, como um happy hour?

 

Sim. As pessoas que comem para compensar emoções, farão isso todos os dias, já aquelas que comem apenas em ocasiões especiais, fazem apenas algumas vezes por semana, ou por mês, então não é tão preocupante.

 

 

7.              É verdade que é melhor estar acima do peso do que viver engordando e emagrecendo?

 

Nem todo o adulto que esteja acima do peso ou obeso tem o mesmo risco para doenças. Por isso  o indicado é consultar um médico, não dá para generalizar.

 

 

8.              Quais os riscos para saúde de engordar e emagrecer constantemente?

 

As dietas tradicionais se preocupam apenas com a contagem das calorias, fazendo a pessoa comer menos do que gasta. Esses procedimentos fazem com que as sobras de energia que se transformariam em gorduras sejam zeradas, desencadeando no organismo as reações de defesa que estocam gorduras para o corpo manter-se mesmo sem a alimentação, ocasionando o efeito sanfona. Essa defesa promove processos inflamatórios, resultando em doenças como diabetes.

 

 

9.              Quanto mais você passar pelo efeito ioiô, maiores os danos para a saúde?

 

O engorda/emagrece/engorda aumenta os riscos para desenvolver as doenças do coração, principal causa de mortes no mundo. Alguns estudos sugerem que o efeito sanfona pode aumentar o risco para certos problemas de saúde incluindo pressão alta, colesterol elevado e enfermidade na vesícula biliar.

 

 

10.           Qual a melhor estratégia para emagrecer?

 

 

Uma dieta equilibrada e a dieta dissociada defende isso, mas separa as proteínas dos carboidratos. O ideal é que você reserve os carboidratos para o almoço e as proteínas para o jantar. À noite o gasto energético é menor, por isso boa parte das massas ingeridas não é queimada. O ideal é que o cardápio dissociado seja seguido por até três meses, mas nada impede que se estenda esse prazo, já que ele é balanceado e fornece 1.500 calorias por dia.

 

 

 

 

 

11.           Perder peso rapidamente e focar na manutenção a longo prazo é uma boa saída?

 

Então, se o objetivo é emagrecer e manter a forma, os "tratamentos de choque" não resolvem. Além do quê, não há “santo” que consiga manter um "regime espartano" por muito tempo. Conclusão, os velhos padrões alimentares retornam e os indesejáveis quilinhos extras também. A melhor saída é optar por hábitos alimentares e de vida saudáveis, adotar a "Nutrição Inteligente" e ter um estilo elegante de comer...

 

 

12.           Algumas dicas para não cair novamente no efeito ioiô?

 

*nas refeições, capriche nas saladas para saciar seu apetite antes de ir para o prato quente;

*pratique alguma atividade física;

*beba bastante água;

*está com fome? Troque uma barra de chocolate por uma de cereal;

*não faça regimes “milagrosos”;

*coma apenas aquilo que tem vontade

 

 

13.   Dica de cinco alimentos que ajudam a manter o peso.

 

Água - ela ocupa espaço no estômago, saciando momentaneamente o vazio.

Aveia - as fibras solúveis se expandem no estômago. Em seguida, elas são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade.

Folhas verdes - campeãs de fibras, elas também exigem muita mastigação, sendo um mecanismo para o cérebro avisar a hora certa de parar de comer.

Suco de limão - o sabor azedo do limão inibe a vontade de consumir um doce, já que satura as papilas gustativas que estão no comando da fome. Em excesso, principalmente para pessoas com hipersensibilidade aos cítricos, pode desencadear dores de cabeça.

Chocolate amargo - quando bater a vontade pelo chocolate, opte pelo amargo que, além de possuir substâncias antioxidantes que ajudam na saúde, o sabor acentuado diminui o tamanho da porção

 

 

 



Fonte:



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